A Cidade



Fotos Antigas
 AV. ALBERTO PASSOS

 AV. EM PRENTE A INSINUANTE


 Avenida Getúlio Vargas


 Coreto




 

Aspectos Geográficos . Economia . Urbanismo . Lazer . Esportes . Religião . Comunicação
Rede Bancária . Transporte Coletivo . Serviço Público . Saúde . Educação . Arte e Cultura
Dados Gerais
Localizado no estado da Bahia, Cruz das Almas é um município com população estimada de 58.293 habitantes (2006) e densidade demográfica de 386,3 hab./km².
É o único município, dentre os 417 outros municípios do interior da Bahia, a sediar a Reitoria de uma Universidade Federal, a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e também, o único município baiano a possuir um Centro Nacional de Pesquisa da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o que faz com que um grande número de pessoas procurem o município para trabalhar, estudar, participar de congressos, seminários e programas de qualificação profissional.
Cruz das Almas possui ainda um movimentado centro comercial, 03 agências bancárias, algumas indústrias e é um excelente pólo de educação em fase de expansão, com várias instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. Por tudo isso é considerada uma cidade de médio porte em pleno desenvolvimento.
 Além disso, Cruz das Almas é estrategicamente bem localizada, cortada pela BR 101 e dista a 48 Km de Santo Antônio de Jesus, a 75 Km de Feira de Santana e a 146 Km de Salvador, o que possibilita um grande tráfego de pessoas no município.
Um outro potencial de cunho socioeconômico para a cidade e região e que merece destaque é a festa de São João, uma das melhores da Bahia. O “Arraiá da Cultura Popular” é um grande evento turístico que atrai para a cidade uma população flutuante de aproximadamente 60 mil pessoas durante os quatro dias de festa.
Origem do nome
Há duas versões. Uma refere-se à existência de um cruzeiro na antiga estrada de tropas,assim denominada, pois passava os tropeiros com seu gado e mantimentos para a região, por ser um local aberto o povo se reunia à noite para fazer novenas, invocar os santos e "rezar pelas Almas", expressão esta muito comum na Bahia, fortemente influenciada pela religião católica.
A outra é mais de caráter sentimental e saudosismo pátrio. Alguns fundadores da vila, portugueses, teriam batizado a nova povoação com o nome de sua terra de origem, a Cruz das Almas Lusitana, uma homenagem aos portugueses que ali instalaram-se.
Emancipação política
O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix.
Atualmente o município é sede da trigésima primeira região administrativa, que é integrada por mais 11 municípios.

Aspectos Geográficos

Área territorial: 150,903 km².
Coordenadas: 12º 40’ latitude Sul e 39º 06’23” longitude Oeste, e 220 metros acima do mar.
Mesorregião: Metropolitana de Salvador
Microrregião: Santo Antônio de Jesus
Municípios limítrofes: Muritiba, São Félix, Sapeaçu e São Felipe.
Distância até a capital: O município situa-se no recôncavo Sul,  distando 146 quilômetros da capital do Estado, Salvador, a qual liga-se pelas vias BR 101 e 324.
A distância de Cruz das Almas para as cidades da região (e outras próximas) é a seguinte:
Santo Antônio de Jesus,48 km;
Feira de Santana,75 km;
Castro Alves,32 km;
Valença,110 km;
Nazaré,7 km;
Conceição de Feira,38 km;
São Gonçalo dos Campos,45 km;
Conceição do Almeida,18 km;
São Felipe,32 km;
Sapeaçu,12 km;
Cabaceiras do Paraguaçu,35 km;
Governador Mangabeira,15 km;
Muritiba,18 km;
Maragogipe,36 km;
São Felix,20 km;
Saubara,85 km;
Cachoeira,22 km;
Santo Amaro,75 km.
 Vegetação: Floresta Tropical subperinifólia, subcadofólia com baixo teor de matéria orgânica francamente ácida.
Clima: Aw a Am, tropical quente e úmido, sendo ameno e saudável, segundo a classificação de köppen (Grande pesquisador e metereológo)
Altitude - 200m acima do nível do mar
Pluviometria - Chove com mais freqüência no inverno, de maio a julho; ocorre trovoadas em novembro e dezembro; alcança o total pluviométrico anual médio de 1.100 mm.
Umidade relativa do ar - 80%
Temperatura média anual é de 24,5ºC.
Solo: Grande parte ocupado pelo tipo Latossolo Amarelo e o Argissolo Amarelo de textura franco-argilo-arenosa, fase floresta tropical subperenifólia/subcaducifólia, com baixo teor de matéria orgânica, fracamente ácido, de grandes extensões na faixa pré-litorânea do Nordeste do Brasil.
Hidrografia: Faz parte das vertentes do rio Paraguaçu, entre seus afluentes os principais são os riachos:
Capivari
de Tomaz
Jaguaripe
Caminhoá
Poções
Araçás
da Estiva
Laranjeira
E as lagoas:
da Tereza Ribeiro 
do Engenho da Lagoa - Distante 20 km do lago da Pedra do Cavalo, que tem 186 km² de superfície, acumulando um volume de 5,3 bilhões de metros cúbicos de água, correspondente a 1,5 vezes a baía da Guanabara (RJ) Essa barragem tem 40m de comprimento e 142m de altura máxima.  Observe-se que não é natural, foi construído pelo antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.-(DENOCS).

Economia

Cruz das Almas é uma cidade centrada em minifúndios, com destaques na plantação de fumo,laranja e mandioca. Este primeiro, emprega cerca de 22% da população, sendo que 85% desse total é do sexo feminino. O parque industrial da cidade conta com 6 fábricas: Bibi Calçados, Mosquem & Mosquem, Marfim Têxtil, Solajite, Alfredo Maus e Gilsom. O comércio da cidade é bem diversificado e encontra-se em franco desenvolvimento, o que representa o forte da economia local, sendo o segundo setor que mais emprega no município. A cidade tem cinco grandes lojas de departamentos. A rede de abastecimento é integrada por supermercados de pequeno, médio e de grande porte(hipermercado) que suprem as necessidades da população. O mercado Municipal e a feira livre no Centro e na Coplan também vendem de tudo.
Indicadores econômicos:
IDH: 0,723 PNUD/2000
PIB: R$ 158.171.336,00 IBGE/2003
PIB per capita: R$ 2.830,30 IBGE/2003
Urbanismo
A cidade tem um traço de retas que se cruzam. As ruas e as avenidas do centro urbano são largas, arborizadas e calçadas.
O centro “nervoso” é a praça Senador Temístocles, para onde, praticamente, converge tudo e todos, pois nas cercanias desse logradouro estão as Agências Bancárias, Caixas Eletrônicos, a Agência do Correio, o Paço Municipal, um mini Shopping, lojas das mais variedas especialidades e muitos escritórios, além de farmácias, dos principais restaurantes e quatro hotéis.Os caminhos da cidade levam todos para a praça, com suas quatro rótulas, o coreto, jardins e árvores frondosas. A cidade é bem sinalizada com semáforos, faixas horizontais, placas indicativas aéreas, além de redutores de velocidade.É na Praça do Lavrador que está localizada o Mercado Municipal, com seus dois módulos cobertos, onde se vende de secos e molhados a artesanato. De peixe, carne e galinha a sapato, confecções e bijuterias, além de lanchonetes, bares, restaurantes barbearias. A feira no Centro é semanal (aos sábados) e no bairro Coplan, aos domingos.
Lazer
A cidade tem três clubes sociais, onde se reúne a sociedade cruzalmense nos finais de semana:
O Clube de Campo Laranjeiras, com sede social no bairro da Coplan, possui parque aquático, quadra para a prática de esportes e um teatro na sede social onde se realizam diversos eventos.
A AABB-Associação Atlética Banco do Brasil, com parque esportivo e sede social;
E o Cruz das Almas Clube, no centro da cidade, servindo de palco para espetáculos promovidos por terceiros.
Além disso, Cruz das Almas conta com casas de shows, como o Armazém do Forró, por exemplo, que é um espaço com capacidade para 10.000 pessoas e que promove espetáculos com cantores e bandas de renome nacional.
Esportes
O estádio municipal Carmelito Barbosa Alves, localizado no bairro da Cajá tem capacidade para 5.000 espectadores, iluminação com 4 torres, arquibancadas, alambrado, gramado com bom piso e instalações para a imprensa. O ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Magalhães, inaugurado em 1998, comporta um público de 2.000 espectadores e tem condições de sediar jogos de futebol de salão, voleibol, basquete, e handebol. Em vários bairros e escolas municipais existem quadras polivalentes para a prática de esportes, construídas pela prefeitura.
O futebol amador é gerido pela Liga Desportiva Cruzalmense.
Além disso, outras modalidades esportivas também são praticadas, como o atletismo, o ciclismo, o motociclismo, as artes marciais, a capoeira e o boxe.
Aliás, o boxe cruzalmense está em boa posição no cenário mundial. É bom lembrar que vários lutadores nativos são ranquiados nacionalmente e até mundialmente, como Valdemir Pereira( o Sertão) , por exemplo, campeão mundial de Boxe em 2006.
A Prefeitura Municipal, através do Governo do Povo, tem apoiado de forma efetiva as iniciativas de práticas esportivas em várias comunidades do Município.
Religião
A população cruzalmense é religiosa. A religião predominante é a  Católica Apostólica Romana. A Padroeira do Município é Nossa Senhora do Bonsucesso, que é venerada no dia 08 de dezembro. O pároco, desde 06 de março de 1966, é o Monsenhor José da Souza Neiva.
O protestantismo, como em todo o Brasil, está em franca ascendência no município. O espiritismo filosófico codificado por Alan Kardec também está em fase de crescimento; há cerca de 4 sociedades espíritas em Cruz das Almas. Existem também outros segmentos religiosos, como os budistas, os messiânicos, a Seicho-no-iê, os Mórmons, os de origem africana, etc.
Comunicação
Hoje, além das três emissoras de Rádio, uma AM e duas FM, Cruz das Almas conta também com o serviço de auto falantes: a Rede Líder fundada em 13 de fevereiro de 1976, do radialista Silvestre Caldas e a Voz do Planalto, fundada em 01 de maio de 1985, de propriedade de Honorato Azevedo. O Jornal Nossa Terra, semanário fundado em julho de 1954, tendo como diretor o jornalista Pitanga, com redação na rua J.B da Fonseca, foi o primeiro jornal a circular na cidade.
Atualmente, veiculam também a Revista Canal, o site www.cruzdasalmas.com.br , o www.midiafest.com.br, entre outros.
Clubes de Serviços
Rotary Clube,  fundado em 19 de maio de 1954.
Lions Clube, fundado em 1953.
Grupo de Escoteiros Edgar da Cruz Cordeiro, fundado em 31 de agosto de 1953.
Loja Maçônica Deus e Fraternidade.
Entidades de Classe
APLB, SINDSEMC, SINPAF, SINDISAÚDE, ASSUFBA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz das Almas, Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Fumo de Cruz das Almas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Comerciários, Coopersac, Fundecre  e ainda as associações de bairros e conselhos da comunidade.
Rede Bancária
Cruz das Almas possui três agências bancárias (Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil)., todas funcionando na Praça Senador Temístócles, todas com caixas eletrônicos funcionando 24 horas
Transporte Coletivo
O serviço de transporte coletivo urbano é executado pela Viação Cruzalmense Limitada (VCL), que mantém uma frota de ônibus e faz ligação dos bairros e alguns distritos de 5 às 19 horas.
Vans e kombis, integram o transporte alternativo, que realiza entre 6 e 19 horas a ligação da cidade com os municípios vizinhos. A frota de carros de aluguel é composta de veículos bem conservados, fazem “praça” no terminal rodoviário, na Praça Senador Temístocles, na praça Suerdieck, e na rua 31 de Março, lateral do Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso.
O serviço de moto táxi já conta com sua associação e os veículos fazem ponto no terminal rodoviário, na av. Alberto Passos e na praça Senador Temístocles.
Serviço Público
Inspetoria do Ministério da Fazenda (Receita Federal), INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social, IBGE- instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário, Cesta do Povo, Inspetoria da Secretaria da Fazenda do Estado, DIREC – Diretoria Regional de Educação,  Conselho Tutelar, DIRES – Diretoria Regional de Saúde, Junta de Alistamento Militar, Tiro de Guerra, Delegacia da Polícia Civil, Batalhão da Polícia Militar, Agência dos Correios, Delegacia do Trabalho, Fórum Tancredo de Almeida Neves, CIRETRAN.
Saúde
As principais unidades médicas são as seguintes: Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, com atendimento pelo SUS,  o ambulatório municipal, o  IPER – Instituto de Pediatria do Recôncavo, 07 Postos do Programa de Saúde da Família em vários bairros, clínicas particulares das mais diversas especialidades.
Educação
53 escolas municipais.
06 escolas estaduais.
Outras escolas particulares.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Faculdade Maria Milza.
Faculdade de Ciências Tecnológicas Albert Einstein.
Mais duas faculdades EAD 
Arte e Cultura
Cruz das Almas dispõe da Casa da Cultura da Fundação Cultural Galeno D’Ávelírio, instalada no prédio onde funcionava a antiga cadeia pública, construída em 1922.
Tem ainda a Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, a biblioteca do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura Tropical da EMBRAPA, e a biblioteca da Escola de Agronomia, hoje incorporada a Universidade Federal do Recôncavo.
Cruz das Almas possui 02 filarmônicas:
A Sociedade Filarmônica Euterpe Cruzalmense,  fundada em 1910; e
A  Sociedade Filarmônica Lira Guarany, fundada em 1922.
Festas e Cultura Popular
O São João de Cruz das Almas tem como tradição a Batalha de Espadas. No Parque Sumaúma acontece o Arraia da Cultura Popular, com muita alegria, forró, comida típica, sendo que no local não é permitido tocar espadas.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso dura as novenas, encerrando-se no dia 08 de dezembro.
O 29 de Julho, data comemorativa da emancipação política do município, ressalta como uma das mais belas festas pelo vigor cívico e pelo sentimento de orgulho e alegria dos munícipes em serem cruzalmenses.
As festas de fim de ano também têm grande brilhantismo em Cruz das Almas, com apresentações natalinas, decoração luminosa e show de Reveillon.
No que se refere a cultura popular, tem as tradicionais trezenas de Santo Antônio, os carurus de São Cosme e São Damião, os Ternos de Reis, os Presépios Cantados, o Samba de Enxada, a Lavagem do Pulo do Bode (Rua Dois de Julho), entre outras.